Gentleman

Estava conversando com umas amigas recentemente sobre o conceito de cavalheirismo.
O assunto começou quando falávamos sobre os atores britânicos: Benedict Cumberbatch e Tom Hiddleston, famosos por serem símbolos de cavalheirismo britânico.
Eu confesso que já cometi gafes mediante a ações de garotos cavalheiros comigo, teve uma vez que o menino puxou a cadeira para mim e eu sentei na outra, porque achei que ele estava puxando a cadeira para ele.
Eu acho esse conceito um tanto quanto machista. É o seguinte: você está sendo gentil com a mulher que você quer ficar, só porque você quer ficar com ela.
Quantas vezes vi minha mãe reclamando que no início do namoro meu pai abria a porta do carro para ela e hoje não faz mais isso? Bem, ele estava namorando ela na época, conquistando aos poucos, e agora que eles estão casados ele já não precisa mais conquistá-la, logo não age dessa maneira.
Primeiramente: eu tenho mãos, pernas, consigo fazer minhas próprias coisas sozinha, eu gosto de fazer minhas coisas sozinha, eu sou péssima com  essa coisa de cavalheirismo, então eu não percebo atos deste.
Outra coisa: legal que você queira ser gentil comigo, mas odeio que as pessoas ajam por interesse, então se você é um cara legal por favor seja gentil com todo mundo. Dê bom dia/boa tarde/boa noite para as pessoas, diga “obrigado”, “de nada”, “por favor”, “com licença”. Dê o lugar no ônibus ou metrô para uma pessoa mais velha, para um deficiente físico ou uma mulher grávida. Seja uma pessoa gentil com todo mundo, simplesmente porque você deve ser gentil, porque você gosta de ser bem tratado, logo deve tratar os outros assim.
E aí eu criei um novo significado para um dos meus termos preferidos.
Gentleman agora significa: homem com classe, elegante, gentil com todos ao seu redor, que  em seus atos lembra um membro da realeza. Homem cujo charme está em sua forma educada e polida de agir.
Não, não há nada sobre troca de gentilezas.
Sim, polidez e educação é uma forma de charme, me refiro a homens que são assim como “gentleman”.
Aprendam: agir por interesse é feio.

Leave a Reply

